sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Tutorial de configuração do ePSXe

O ePSXe é o melhor emulador de Playstation que existe, roda a maioria dos jogos e tem os melhores gráficos, no entanto, se você quer obter a melhor qualidade e desempenho você deve ter paciência pra configurar o emulador, alguns jogos necessitam de configurações especificas, mas neste tutorial será abordada uma configuração genérica que possibilite rodar a maioria dos jogos sem maiores problemas.
 Primeiramente é necessário ter o emulador e todos componentes necessários para que o mesmo funcione, abaixo segue link pra download do emulador.

ePSXe completo e funcionando

Mais opções de download
ePSXe(site oficial)
Plugins

Agora vamos ao passo seguinte, como configurar o seu emulador.
abra o emulador, clique em Config e depois em Wizard Guid


clique no botão Config >>





na tela a seguir você deve selecionar a Bios que deseja utilizar com o emulador, recomendo utilizar a dtlh3002, lembrando que BIOS é software proprietário, sua distribuição é proibida por lei, de acordo com o determinado pela Sony dentro do que lhe permite a Lei de Software Proprietário, utilize por sua conta e risco.




 clique em Next >>
 na tela que segue você deve selecionar o plugin de vídeo que melhor atendera às suas necessidades.


selecione o plugin e clique em Config, abaixo segue configuração dos plugins de vídeo que eu recomendo.

PEOpS Soft Driver 1.78 (sem aceleração do DirectX e OpenGL)

 plugin mais leve recomendado para maquinas que não tenham uma boa placa de vídeo, ponto positivo permite gravar os jogos em arquivos de vídeo.


Pete's OpenGL Driver 1.77 (utiliza aceleração do OpenGL)

boa qualidade de imagem, configurações adicionais podem ser necessárias dependendo do jogo e da capacidade do seu computador.


Pete's D3D Driver 1.77 (utiliza aceleração do DirectX)

 boa qualidade de imagem, configurações adicionais podem ser necessárias dependendo do jogo e da capacidade do seu computador.


Pete's OpenGL2 Driver 2.9 (para placas de video mais modernas)

ótima qualidade de imagem, é possível também a utilização de filtros adicionais para melhorar mais a imagem, exige placas de vídeo modernas.


depois de configurar o plugin de vídeo, clique em Next >> 
na tela que segue selecione o plugin de audio que ira utilizar com o emulador.





abaixo segue configuração do plugin de audio que recomendo.


Eternal SPU Plugin 1.50




depois de configurar o plugin de audio clique em Next >>
na tela que segue deve ser selecionado o plugin de CDRom.



abaixo segue configuração do plugin de CDRom que recomendo.


PEOpS CDR Driver 1.4


após configurar o plugin de CDRom clique em Next >>
na tela que segue você configura os controles do emulador.




abaixo segue exemplos de configuração dos controle para ser utilizado com o teclado ou com Joystick.


Teclado




Joystick

se o seu controle oferecer suporte a vibração as áreas em destaque devem ser configuradas conforme a imagem para que a vibração funcione no emulador.

após configurar os controles clique em Next >>
a tela abaixo será apresentada, informando que a configuração do emulador foi concluida.

clique em Done.


As configurações também poder ser feitas individualmente, bastando pra isso clicar em Config, e selecionar no menu abaixo a opção que deseja configurar.



Pronto, seu emulador está configurado, segue agora informações adicionais de como rodar um jogo.

O ePSXe possibilita rodar jogos apartir dos CDs ou então você pode baixar os jogos da intenet, lembrando que os jogos estão protegidos por leis de direitos autorais, você só pode ter cópias de segurança dos jogos que você possuir os Discos originais.

-> para rodar os jogos a partir de um CD, clique em File, Run CDROM.
-> para rodar jogos a partir do computador, clique em File, Run ISO

Os jogos armazenados no computador são conhecidos como Imagem ou ISO, eles são cópias dos discos originais.

Nas versões 1.52 e 1.6 as Imagens podem ser carregadas nos formatos ISO, BIN e IMG.
Na versão 1.7 as Imagens podem ser carregadas nos formatos ISO, BIN, CUE, IMG, CCD, MDF e MDS.

Obs.os jogos quando vierem no formato BIN e CUE, devem ser carregados pelo arquivo CUE.
       os jogos quando vierem no formato IMG e CCD, devem ser carregados pelo arquivo CCD.
       os jogos quando vierem no formato MDF e MDS, devem ser carregados pelo arquivo MDS.

Existe duas formas de salvar os jogos no ePSXe, uma delas é a convencional usando Memory Cards

Para usar os memory cards no emulador você deve seleciona-lo, clique em Config, Memory cards, na janela que abre mostra a opção de selecionar dois memory cards, clique em Select, selecione um memory card existente ou crie outro bastando pra isso somente escrever um novo "nome do arquivo" e clicar em Abrir.

A outra forma de salvar os jogos é usando o Save State, é uma função bastante util do ePSXe, pois possibilita salvar o jogo a qualquer instante, no entanto tem alguns Bugs, pode deixar o jogo sem audio, sem reconhecer o memory card e ou até travar o jogo, não quer dizer que isso ocorra sempre, você pode terminar um jogo sem ter nenhum problema vai depender da sua "sorte". Para usar o Save State basta fazer conforme segue.
F1 - salva o jogo.
F2 - escolhe entre cinco posições disponíveis.
F3 -  carrega o jogo a partir da posição selecionada.


Por enquanto é só, maiores informações ou duvidas é só perguntar nas comunidades do Orkut ePSXe Brasil ou ePSXe enhanced PSX emulador.

166 comentários:

  1. Valeu vc me tirou 2 dúvidas, sobre abrir MDF e a configurar a epsxe.. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Melhor tuto que eu achei, sem delongas e bem conciso, explicando todos os pluguins principais, todos que eu achavam eram tutos longos e que ainda só explicavam um tipo de pluguin. valew!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela postagem, eu estava a meses tentando configurar o epsxe da forma correta para o meu pc e nada dava certo, vi varios posts na net e nada ficava 100%, tudo que eu via dava algum tipo de problema, a primeira vez que consegui fazer o emulador rodar aki sem problemas foi após seguir o que você postou, gostei tanto do post que resolvi ate seguir o blog, abraço

    ResponderExcluir
  4. vc qual a placa de video para rodar esse tal Pete's OpenGL2 Driver 2.9 obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu tinha uma GeForce 5200 não funcionava, já na GeForce 6800 funcionou legal, você já tem placa de vídeo ou vai comprar alguma? acredito que qualquer placa aceleradora 3D da atualidade rode com esse plugin sem problemas, não cheguei a testar em placas ATI, somente Nvidia, mas é pra funcionar também.

      Excluir
    2. isso eh uma mierda

      Excluir
  5. não consegui configurar os controles ,porque tipo quando o jogo abre nem consigo dar play =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você configurou seguindo o tutorial? você testou com um jogo somente? alguns jogos precisam de configurações especificas, por exemplo alguns jogos só funcionam no modo digital ou só no modo analógico, também tem q verificar se você não deixou o multitap ativado, pois se deixar ativado pra jogos q não tem essa opção o controle não funciona.
      uma dica, durante o jogo se você pressionar a tecla F5 do teclado ele alterna entre controle analógico e digital, e deixa o multitap desativado.

      Excluir
  6. o plugin OpenGL2 Driver 2.9 não funciona no meu pc, aparece a seguinte mensagem: "missing render-texture extension". Sabe qual o motivo do erro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o seguinte, nas configurações do plugin, lá onde está "Render mode:", coloca a opção "0:Render to pbuffer-texture(standard)".
      Se não der certo lá onde está "Full screen filters" deixa tudo desabilitado também.
      Obs. esse erro costuma aparecer quando a placa de vídeo não dá suporte, qual é a sua?

      Excluir
  7. Maneira a postagem, mas tem uns jogos que não rodam. a Iso tá ruim, aí tinha uns 51 arquivos bin's que veio junto e nenhum pegou (o 3º abre e vai até a introdução do jogo mas depois trava). o problema é no arquivo ou na configuração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é pra ter mais que um arquivo BIN, se tiver mais que um tem alguma coisa estranha ai, alguns jogos no formato BIN podem vir com um arquivo CUE e ou um SUB, mais que isso não é pra ter não, alguns jogos até necessitam de configuração específica, mas no seu caso acho que o problema está nos arquivos do jogo.

      Excluir
  8. Salvo meu jogo no memory card (após cada fase) e depois que fecho o epsxe e entro de novo outra hora, vou em Load Game e não tem nada em lugar nenhum, como se eu nao tivesse salvo nada!!!! Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. duas coisas podem ocasionar esse problema, uma delas é se em algum momento você usou "Save State" que é a função do emulador de salvar o jogo com as teclas F1, F2 e F3, nesse caso você teria que recomeçar o jogo do começo sem usar a função "Save State", mas se você nunca usou a função pode ser que o arquivo do memory card não tenha sido criado ou esteja como somente leitura, nesse caso você deve verificar na pasta MEMCARDS se o arquivo do memory card existe e se o mesmo esta como somente leitura, se não existir é só criar e se estiver como somente leitura é só remover, depois abre o emulador e seleciona o memory card novamente.

      Excluir
  9. Fiz todas as configurações do emulador,sendo que nenhum jogo abre,fica somente a tela toda preta e antes os jogos rodavam,estava jogando normal,agora eu não sei o que houve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se os jogos rodavam antes porque você fez alterações?
      pode ser que você tenha selecionado algum plugin ou configuração que o seu computador não suporte, precisaria de mais detalhes com relação a configuração que você escolheu para poder ajudar mais.

      Excluir
    2. Tinha formatado o pc e depois coloquei o emulador nele,sendo que não roda mais os jogos,o primeiro plugin que ele pede eu coloquei o SCPH1001 US que ele diz ser o recomendado agora com relação ao resto não sei mais que configuração colocar.

      Excluir
    3. você seguiu esse tutorial?
      no mesmo eu deixo sugestão de quatro pugins de vídeo, além dos plugins de áudio e cdrom, e também recomendo utilizar a bios dtlh3002, mas com a scph1001 é pra funcionar também, é só seguir o tutorial.

      Excluir
    4. Bem tentei,segui eu tutorial mas até agora nada --' algo de errado aqui só pode mesmo.

      Excluir
    5. no seu comutador depois que você formatou você instalou os drivers de áudio e vídeo?
      você está tentando rodar jogos por cdrom ou iso?
      em vez de rodar em fuscreen tenta configurar como windowed.
      se você quiser que eu tente configurar pra você por acesso remoto passa seu e-mail que eu entro em contato.

      Excluir
    6. Instalei,sempre fiz o mesmo processo de formatar e depois colocar os jogos e sempre deu certo,agora não mais.Iso mesmo,estava atras de um cd com o jogo aqui mas ainda não achei,nem testei ainda dessa forma para ver se roda.Mas vou dar uma olhada melhor aqui nos drivers do video,pq alguma coisa deve ser,ele nunca deu esse problema antes.Mas obrigada mesmo assim,qualquer coisa aviso aqui! ;)

      Excluir
  10. Rapaz esse tutorial seu me ajudo d+++, agradeço muito mesmo a vc vlws. Eu tenho x box 360, tem jogos legais, mas n tem o mesmo divertimento e desafio que os jogos do ps1 e nintendo.

    ResponderExcluir
  11. Não consigo emular o meu. é ncessário ter placa de video? ou existe uma configuração específica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com a placa de vídeo onboard já é possível rodar os jogos normalmente, mas deve se utilizar uma configuração mais leve, como você deve ter visto no tutorial tem o exemplo de configuração para três plugins de vídeo.
      A principio você deve escolher os plugins mais leves e seguir as configurações conforme está no tutorial, se continuar não rodando o jogo de mais informações sobre o que acontece.

      Excluir
  12. Meu amigo.
    Tutorial ótimo, porém não consigo jogar os jogos como ISO, a tela fica preta.

    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usando cd ele roda normalmente?
      você se atentou para as extensões das imagens ISO que o emulador roda?
      Nas versões 1.52 e 1.6 as Imagens podem ser carregadas nos formatos ISO, BIN e IMG.
      Na versão 1.7 as Imagens podem ser carregadas nos formatos ISO, BIN, CUE, IMG, CCD, MDF e MDS.

      Obs.os jogos quando vierem no formato BIN e CUE, devem ser carregados pelo arquivo CUE.
      os jogos quando vierem no formato IMG e CCD, devem ser carregados pelo arquivo CCD.
      os jogos quando vierem no formato MDF e MDS, devem ser carregados pelo arquivo MDS.

      Excluir
  13. Cara, muito obrigado pelo tutorial! Ajudou bastante, pois baixei uns jogos do Homem Aranha, mas tava tudo bugado o som! Agora ta rodando tudo normal ;) Valeu!

    ResponderExcluir
  14. O meu é versão 1.6.0, e mechi sem querer no padrão do memory card o que eu faço? É só escrever o nome antigo? se sim qual é?

    ResponderExcluir
  15. memcards\epsxe000.mcr
    memcards\epsxe001.mcr
    Os nomes padrão eram estes? Eu cliquei para abrir a pasta para ver se eu conseguia copiar o conteúdo para outro canto nisso mudou o nome e sem querer confirmei, coloquei o que esta acima de volta mas alguns jogos foram apagados :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na versão 1.6 do epsxe, aceita memory cards nas extensões MCR, MEM, MCD e GME.
      O nome que você dá ao arquivo do memory card não importa muito, o que importa é a extensão, se você colocou a mesma extensão que estava antes era pra funcionar normalmente, testa nomeando com as outras extensões.
      Pode-se ter vários arquivos de memory cards, um pra cada jogo, você poderia ter por exemplo, "residentevil.mcr", mas isso fica do gosto do usuário.
      No emulador tem a opção Run BIOS, se você for nessa opção você pode acessar os dois memory cards, ver o conteúdo e ainda trocar saves de um para o outro.

      Excluir
  16. Alguém me ajuda a configurar o ePSXe v1.9.0 no meu pc. Tenho um processador Intel Core i5-3570 3,40GHz, uma placa de vídeo Sapphire AMD Radeon HD 6950 2GB, uso Windows 8.1 e Não tenho leitor de CD/DVD no pc. Tentei vários plugins e várias configurações mas não dão certo, sempre quando tento abrir uma iso o emulador fica branco e aparece a mensagem de que ''ePSXe.exe parou de funcionar''. O estranho é que uma vez deu certo, mas depois fui fazer umas configurações pra melhorar a imagem e o fps e no outro dia não quis funcionar mais. Também suspeito que a falta de um leitor de cd/dvd tenha influenciado, já que quando tento rodar a bios ele da uma mensagem de erro e fala que o cdrom não foi encontrado. Alguém me ajuda a solucionar o problema, me indiquem quais plugins usar e como configura-los além de solucionar o problema de cdrom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com relação ao cd você pode usar o plugin "Null Driver", com relação as configurações no tutorial acima tem várias configurações, você testou com todas?
      tenta configurar o emulador no modo janela(window mode) primeiro e quando conseguir uma configuração que funcione ai você testa no Fullscreen, outra coisa, tenta rodar o emulador no modo de compatibilidade e como administrador.

      Excluir
    2. Já testei todas as combinações, a do Pete's D3D Driver 1.77 funcionou, mas ocorreu a mesma coisa, quando fui abrir no dia seguinte não queria mais funcionar. Não sei mais o que fazer. Tá foda...

      Excluir
    3. não tem porque funcionar em um dia e no outro não, a não ser que as configurações não estejam ficando salvas, você chegou a reparar se as configurações que funcionaram permaneceram no dia seguinte?
      tenta verificar se o problema não é esse, todos os arquivos da pasta do emulador não podem estar como somente leitura, e você chegou a testar executar o emulador como administrador? e no modo de compatibilidade?

      Excluir
    4. As configurações sempre ficam salvas, sempre quando vou abrir elas já estão feitas. E executei como administrador e com o modo de compatibilidade sim. (Isso de funcionar num dia e no outro não é só uma observação, não que seja o caso, por exemplo, agora o emulador não quer funcionar de modo algum)

      Excluir
    5. você está testando com um jogo só ou testou com outros jogos também, pode ser problema na iso que você está usando.
      pra poder te ajudar melhor precisaria ter acesso ao micro pra ver o que acontece e testar com outras configurações, pois no momento não a disposição nenhum computador com windows 8 pra poder fazer testes, pode até ser incompatibilidade com o windows 8, mas pra saber só testando mesmo.
      Você pode testar com outros emuladores, como por exemplo o pcsx ou o psx1.13, não são tão bom quanto o epsxe mas pode ser que funcionem.

      Excluir
    6. Aparentemente eu consegui resolver o problema, não é nada com o windows ou com o cdrom e tals, na verdade era algo que eu nem esperava, muito mais simples. Informe para os demais que o emulador não funciona com o programa TeamViewer ligado. Era só esse o empecilho.

      Excluir
    7. Cara te agradeço de verdade já não sabia mais o que fazer. Foi quando vi que você falou do Team Viewer, Muito Obrigado mesmo.

      Excluir
    8. Cara.... OBGGGGGGG VALEUUUUUU.. NUNCA IA ADVINHAR... PASSEI PELO MESMO PROBLEMA.... OBRIGADO DE CORAÇÃO.. TEAM VIEW MESMO..

      Excluir
    9. Muito Obrigado, também me ajudou, já não sabia mais o que fazer, não imaginei que poderia ser por conta do TeamViewer.

      Excluir
    10. Valeu.... A dica do TeamViewer foi muito boa.... Obrigado

      Excluir
  17. cara quero saber se tem como jogar com 2 controle me ajuda ae sem tem que config alguma coisa abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, é só conectar os controles no computador, e configurar no emulador, tanto pode ser com dois controles quanto com um controle e o teclado.
      Vai em Config, Game Pad, Port1, Pad1 e configura o controle 1, depois vai em Port2, Pad1 e configurar o controle 2.

      Excluir
  18. Brother.. seu site esta ficando blz, continue assim, com arquivos de boa qualidade e informações consistentes que você tem futuro... emulador show de bola...

    ResponderExcluir
  19. Só queria uma ajuda. Se alguém pelo amor de deus me dê uma solução. Meu computador é Linux e coloquei o epsxe 1.6.0 nele. Cacei os plugins e bios na internet tudo blz. Mas o único problema é o áudio. Não pega! Já botei tudo que foi de plugins, spu eternal 141, peops oss 109, 104, 108. Nada! Jogo Yugioh FM, mas é foda jogar sem som. Já configurei o plugin... será que é no pc? O meu é um notebook. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que usar algum plugin de som específico pro Linux, testa com o "P.E.Op.S. Linux OSS Audio SPU Version 1.9"
      http://www.pbernert.com/html/spu.htm

      Excluir
  20. cara muito bom!! to conseguindo rodar o video com o opengl 2.9 na minha maquina de boa :D meu pc é um dual core com a onboardzinha e 4gb de ram :D to felizão ja baixei uns 100 jogos aqui
    hahahahaha muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  21. Estava jogando Harvest Moon BTN no emulador, dei esc para ver um negócio e quando cliquei em "Continue" abriu apenas uma tela preta, o jogo estava rodando pois ouvia o som e tudo mais só não via a imagem. Eu tentei salvar pelo Save State para poder fechar o emulador e ver se funcionava, mas quando tentei abrir pelo Load State voltou naquela tela preta com o jogo rodando.. O que eu faço? Não posso perder tudo e começar do zero ;/ me ajudem

    ResponderExcluir
  22. o meu pc nao reconhece a funcao f1 f2 f3. o que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual emulador e plugins você usa?, alguns plugins não tem uma boa compatibilidade com a função.
      Pode ser muitas coisas, precisaria de mais detalhes pra responder com certeza. A principio verifica se todos usuários tem permissão de escrita na pasta e nas subpastas em que está o emulador, pois pode ser que o emulador não tenha permissão de gravação.

      Excluir
  23. ja configurei mais na hora de salvar o jogo salva de boa mais pra reabrir ele diz q nao existe nenhum jogo salvo entao tenho q começar tudo de novo. porque isso ta acontecendo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você salva pelo jogo ou usa as funções F1, F2 e F3 do emulador?
      Se for pelo jogo tem que ver se os arquivos de Memory cards foram criados e se a pasta onde eles estão tem permissão de leitura e gravação.

      Excluir
  24. Boa tarde José Roberto!

    Primeiramente venho dizer que seu blog é demais. Eu não o conhecia. E fui procurar sobre "bugs" com o ePsxe e cheguei aqui, rs.

    Bom, vamos a dúvida: Experimentei o Epsxe 1.7.0 em português (era o que eu tinha baixado há anos), e resolvi voltar a jogar alguns jogos de ps1 pra matar saudade. No meu pc rodou liso, porque tenho placa de vídeo razoavelmente boa (suporta até alguns jogos como Prototype, FIFA 15, etc).

    E resolvi instalar no pc da empresa que trabalho (que é fraco). Segue abaixo as configurações:

    HP company
    Intel core 2 duo, 2,93HGz
    2 GB RAM
    32 bits sistema operacional windows 7
    Placa de vídeo: não possui. Onboard

    Segui um tutorial na internet, para instala-lo num pc mais fraco, para que rodasse sem problemas. Então configurei no Petes PSX OpenGL Renderer, com quase tudo no standard, etc.

    Rodou perfeitamente, apesar que nos momentos em 3D, ele dava um leve lag. Hoje, jogando normalmente e usando o save state, eu fui jogar e ao passar de uma fase (Yu Gi Oh, Forbidden Memories), a tela ficou preta. Resolvi voltar anteriormente em outro slot salvo pelo save state, e ele não prossegue, fica novamente na tela preta. O save do memory card já era por conta do save state. Resetei o emulador e tentei iniciar o jogo normalmente, pra ver "o que dava", e nem inicia mais. Reconfigurei e nada.

    Perdi o que joguei? O pc utilizado não suporta, mesmo nas configurações mais básicas?

    Em casa não apresentou nenhum problema.


    Grato pela atenção, e pelo blog. Continue assim parceiro.

    Att

    ResponderExcluir
  25. A função save state, apesar de ajudar bastante, algumas vezes pode apresentar problemas, fazendo com que você perca o progresso do jogo e tenha que começar do começo ou de uma posição anterior.
    Pelo que entendi, você falou que mesmo começando o jogo do começo não está rodando, ai já não seria problema com o save state, pode ser problema nas configurações do emulador ou em permissões do windows.
    Recomendo você usar a ultima versão do epsxe "http://www.epsxe.com/download.php", testa também com outros plugins"http://www.pbernert.com/html/gpu.htm".
    Você pode também executar o emulador como administrador pra ver se é problema de permissão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Roberto, obrigado pela ajuda!

      Baixei a última vrsão e reconfigurei, na forma mais fraca possível para que ao menos rodasse, como acima no seu tutorial, e no modo administrador. Porém, infelizmente, não pegou mais mesmo. =/

      Uma pena. Creio que seja a maquina mesmo, ou algo do windows que "do nada" começou a trava-lo.
      Para ter a consciência tranquila com relação ao Save State, eu peguei os arquivos salvos e abri no pc de casa, e joguei ontem a noite inteira normalmente.

      De qualquer forma, obrigado demais pela ajuda e dicas.

      Forte abraço!

      Excluir
  26. bom dia, meu problema é igual ao do ao ELTON. baixei o emulador e estava jogando normalmente, porem jogando yu-gi-oh, resolvi fazer um backup do memoricard, fui na pasta e cliquei e arrastei ambos arquivos. Resultado não consigo abrir mais nenhum jogo. yugioh fica com uma tela preta, residente evil 3 para na primeira tela (que informa sobre as cenas de violencia) e granturismo 2 tmb para na primeira tela. Já refiz essa configurações supracitadas. Ja baixei o programa de novo e os jogos tambem. Acho de deve ter danificado algo do PC então. Como resolver essa situação? O EPSXE é o 1.9.25.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser problema de permissão de execução dos arquivos, precisa verificar se todos os arquivos da pasta do emulador estão com permissão para todos os usuários, você pode testar também executando o emulador como administrador.

      Excluir
    2. como q ver esse negocio de permissão. já tentei executar como administrador tmb.

      salvei o memoricard que eu tinha em um pendrive, fui em outro PC que já tinha o jogo abri o jogo primeiro normalmente, voltei e instalei o memoricard que tava no pendrive ai o jogo deste PC parou de funcionar tambem. Fui em um novo PC com o emulador funcionando normalmente e copiei o emulador e o jogo no pendrive e continuou rodando normal pelo pen drive. De volta ao 1° PC não rodou nada. Acho q teve ter danificado algo no PC msm, mas o q? vou tentar desinstalar o drive da placa de video e ver se vcs acharem q pode ser outra coisa é só falar.

      *recapitulando: o emulador abre mas não roda nenhum jogo.

      desde já agradeço.

      Excluir
    3. Pelo que você falou parece ser alguma coisa no arquivo do memory card, mas pode ser alguma configuração, já tive problema parecido devido a configuração do controle, testa deixando o controle em "digital" e com o Rumble em "none", se não funcionar e você quiser posso verificar pra você.

      Excluir
  27. vlw mano me ajudou muito mesmo configurei e foi so alegria depois agora posso recorda minha infância quando tinha meu play 1 vlw mesmo

    ResponderExcluir
  28. o meu n abre como dualshok so aparece o controle digital no jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você configurou o controle como DualShock?
      O jogo que você está jogando aceita DualShock?
      Quando você iniciar o jogo você pode pressionar a tecla F5 do seu teclado que é pra alternar entre digital/analógico e vice-versa.

      Excluir
  29. Estou tendo problemas com o som. Quando eu desligo o emulador, o som do jogo não para, como se o jogo ainda estivesse rodando. Tem alguma maneira de resolver este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fechar o emulador você deve primeiro pressionar a tecla ESC do teclado, para parar a emulação do jogo que estiver rodando, e só depois você fecha o ePSXe.

      Excluir
  30. Configuro os controles mas não consigo jogar com o controle 2. "Pad 2" fica desativado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nas configurações do controle você deve ter reparado que tem Port1 e Port2.
      O Pad1 do Port1 é o controle 1.
      O Pad1 do Port2 é o controle 2.

      As opções que aparecem desativadas são para jogos que aceitam mais que dois controles, nesse caso deve-se primeiro ativar o Multitap pra depois configurar os controles.

      Excluir
  31. Boa Tarde.
    Estou com um problema, o emulador pega bem demais, porém quando estou jogando algum jogo com mais de 1 cd, quando vou colocar Change Disc ele o emulador fecha, ou seja, não consigo trocar de iso. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando no jogo pede pra trocar o disco, você pressiona ESC, vai em "File->Change disc" e seleciona "Disco" ou "ISO", conforme for o caso.

      Excluir
    2. Oi josé, isso mesmo, quando faço isso para escolher a iso do segundo CD o emulador fala que parou de funcionar e fecha, eu não consigo ir para o segundo CD

      Excluir
    3. Trava assim que você clica em ISO ou só depois que você seleciona o jogo?

      Excluir
    4. coloco change disc e clico em iso, quando aparece a janela para escolher o jogo ai trava.

      Excluir
    5. Pode ser que seja permissão de pasta, testa movendo os arquivos do jogo para outra pasta ou então abri o emulador como administrador, clica com o botão direito do mouse sobre o emulador e vai em executar como administrador.

      Excluir
    6. Infelizmente não deu certo!
      ?(

      Excluir
    7. O problema não está no emulador, pode ser a ISO, pode ser algum programa em execução como TeamViewer, antivírus, etc.

      Excluir
    8. Blz! Vou ver se consigo alguma coisa aqui, Vlw pela a anteção

      Excluir
    9. Eu posso testar o jogos que vocês estão tentando executar o segundo disco, mas precisaria saber qual é o jogo e precisaria do save do mesmo.
      Uma observação que gostaria de deixar é que caso vocês estejam salvando o jogo usando a função Save State do emulador, pode ser que esteja ai o problema, pois apesar de ser uma função bastante útil, tem alguns bugs.

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. não consigo fazer rodar o jogo com o som do jogo musicas. só sai as vozes nas lutas musicas de fundo não tem tentei tudo ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em alguns jogos o pessoal que copia os discos retiram musicas ou vídeos pro jogo ficar menor.
      Mas pode ser também configuração de plugin, qual plugin você usa pra som e pra CDrom?

      Excluir
  34. Amigo, tira uma dúvida de uma caso específico
    No digimon world 3, aconteceu um bug na tela de jogo ( não sei se por usar a opção de acelerar) mas fica uns quadrados azuis do jogo tampando a tela. É um erro q já aconteceu outras vezes
    Consegui resolver dando o load usando o memory card, mas aí o memory card ta dando um erro
    Eu consigo dar sabe normalmente, mas qndo tento dar load, o jogo diz q não é possível
    Oq posso fazer?

    Samuel Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que opção de acelerar?
      Você durante o jogo usou alguma vez a função "Save State(F1, F2 e F3)" do emulador?

      Excluir
    2. Sim usei, e vi no tutorial q pode dar erro no memory card, mas acho estranho pq consigo dar save no jogo, mas não load. Se eu pegar outro memory card (arquivo) volta ao normal?
      A opção de acelerar é qndo aperta F4

      Excluir
    3. Sim usei o save state, e vi em seu tutorial q pode dar erro no memory card, mas ainda consigo dar save, mas não load (utilizando o memory card)
      Se eu pegar outro arquivo MCR pode ser resolvido?
      A aceleração é qndo aperta F4

      Excluir
    4. Então, se o erro que está ocorrendo é por causa do Save State, não adianta trocar o Memory card, agora só começando do começo mesmo.

      Excluir
    5. Só não entendo como ele dá erro pra dar load mas pega tudo normal pra salvar o jogo D:
      E sobre o bug na tela, tem alguma ideia ?

      Excluir
  35. O problema do vídeo pode ser o plugin de vídeo ou alguma configuração do mesmo, qual plugin você usa para o vídeo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P. E. Ops software drivers 1.18
      A outra única opção de plugin não pega

      Excluir
    2. Testei o jogo usando esse plugin e não vi nenhum problema, você consegue enviar um print da tela do jogo e das configurações que você está usando pro vídeo?

      Excluir
  36. eu jogo no CD pega normalmente o joystick mas quando coloca pra rodar no iso (bin) o joystick não pega já tentei de tudo qualquer jeito , me ajudee por favor!

    ResponderExcluir
  37. É o mesmo jogo que você roda no CD e na ISO?
    Alguns jogos não funcionam se o controle estiver configurado como analógico, você pode pressionar a tecla F5 durante o jogo que ele desativa o analógico.

    ResponderExcluir
  38. Em cenas de batalha e em algumas apresentações cinemáticas, a tela do jogo simplesmente diminui e não sei como resolver isso... Em digimon world 2, por exemplo, quando entro em batalhas, a tela diminui automaticamente, alguém sabe me responder?

    ResponderExcluir
  39. Atenção, pois não funciona com o teamviewer ligado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você visitar a página Official do epsxe vai ver que já saiu uma correção para o problema do TeamViewer na versão 2.0 do emulador, usando os plugins internos.
      http://www.epsxe.com/index.php

      Excluir
  40. O plugin PEOpS Soft Driver 1.78 não existe nessa versão ePSXe 1.7.0, de onde vc tirou esse plugin? Vc pode colocar o link?

    ResponderExcluir
  41. O emulador não vem com plugins, você pode baixar a versão mais atualizada do emulador no endereço www.epsxe.com/download.php e tem alguns plugins nesse endereço www.pbernert.com/html/gpu.htm, se precisar de algum outro plugin pode pesquisar pelo nome na internet, tem vários sites que disponibilizam plugins pro emulador.

    ResponderExcluir
  42. mano fiz tudo certo e toda vez que vou botar o jogo iso, o emulador para de funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você testou com mais de um jogo/ISO?, pois pode ser a ISO que você esta usando.
      Testou com outros plugins e configurações?
      Tenta também executar o emulador como administrador.

      Excluir
    2. ss. testei varias iso. varios plugins e o emulador nao pega. agr ta dando tela preta. nao aparece a imagem do jogo.

      Excluir
    3. Faz um teste, vai em "Run Bios" e verifica se a bios é carregada, se continuar com tela preta é configuração.
      Testa as ISOs no emulador "PSX 1.13", segue link para download www.roxdownload.net/emuladores/playstation/ps1.html , pra ver se as ISOs estão ok.

      Excluir
    4. meu amigo, esse emulador na abre. da uns nome doido. quer saber? eu desisto. o unico que pega eh o epsxe 1.5.2. e os outros versoes pra cima so da tela preta. queria o 1.8.0 pq da pra pôr cheats mas facil. mas de boa, obg mano. deixa isso pra la. vlw msm. otimo tutors.

      Excluir
    5. Pra usar cheats você pode usar o PEC(http://pec.duttke.de/download.php).
      Quanto ao emulador, se funciona em uma versão deveria funcionar em outra mantendo a mesma configuração.

      Excluir
  43. Valeu, cara. Numa primeira impressão parece ter resolvido meus problemas :)

    ResponderExcluir
  44. Respostas
    1. Foi mal, sem querer acabei excluindo seu comentário.
      Não custa nada ajudar.

      Excluir
  45. Os gráficos ficaram muito bonitos e rápidos através do plugin PEOpS Soft Driver 1.78 para PCs fracos. Porém, gostaria de melhorar os polígonos dos personagens, como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse plugin não tem como melhorar os polígonos, você pode testar com os outros plugins.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  46. Alguem poderia me ajudar, como faço para fazer backup dos SAVES dos jogos do Epsxe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Saves ficam na pasta MEMCARDS, é só copiar os arquivos.
      Você pode ter um Memory card pra cada jogo, basta lembrar de selecionar o Memory card nas configurações do emulador antes de iniciar o jogo.

      Excluir
  47. o meu eu mudei o controle p multitap e agora nao sai de jeito nenhum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi em "Config", "GamePads", "Port1" ou "Port2" e desmarcou "Multitap"?

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. meu mouse nao funciona de jeito nenhum... ta instalado em um notebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mouse não funciona no notebook ou no ePSXe?
      Se for no ePSXe, durante o jogo pressione a tecla F5 do teclado.

      Excluir
  50. Ótimo tutorial, meu pc é um pouco antigo e não tenho internet nele, no caso passo pelo pen drive o psxe tive diversos problemas com os plugins baixei o PeoP ai ele funciona mas na hora de começar o jogo não roda fica uma tela preta e o jogo não incia pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser o arquivo do jogo, qual a extensão do arquivo? você testou com mais de um jogo?
      Quais plugins que você está usando?
      Qual versão do emulador?

      Excluir
  51. Quando vou configurar o epsx, na parte de escolher a bios, o epsx não encontra o arquivo ".bin"! O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você colocou o arquivo de BIOS na pasta correspondente do Epsxe?
      Se a BIOS que você tem estiver em um arquivo compactado você deve extrair primeiro.

      Excluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. José Roberto, utilizo a versão 1.9.0, e os jogos rodam normalmente, porém, o save state simplesmente não funciona... Ele salva o jogo, mas se eu fecho o programa e abro novamente, não há nada la! =/
    O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você utiliza as opções conforme abaixo?
      F1 - salva o jogo.
      F2 - escolhe entre cinco posições disponíveis.
      F3 - carrega o jogo a partir da posição selecionada.
      Dentro da pasta que está o emulador é pra ter outra pasta chamada SSTATES, quando você usa o save state tem que aparecer arquivos novos nessa pasta referente ao jogo, se os arquivos não estiverem lá você precisa verificar se você tem permissão de gravação nessa pasta, para isso clica com o botão direito do mouse na pasta SSTATES, vai em "Propriedades", "Segurança", verifica se os Usuários tem permissão de ler, executar e gravar, se não tiver é só você alterar as permissões.

      Excluir
  54. eu tenho uma duvida, quanto abro o programa normalmente, escolho o jogo,estou jogando ai a tela inicial do programa aparece do nada e atrabalha no jogo,tem como arrumar isso,para ela nao aparecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Testa configurando o epsxe na mesma resolução que você está no windows, por exemplo, se o seu windows está configurado para a resolução 1024x768 configura vídeo do epsxe para 1024x768.
      Qual plugin de vídeo você está usando?, se a dica acima não funcionar testa com outro plugin.

      Excluir
  55. minha versao e a 2.0.2 esta configurado mas esta muito lento fps esta em 200 ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lento ou muito rápido?
      O FPS normal dos jogos é entre 50 e 60.
      Nas configurações de vídeo devem estar marcado as opções "use FPS limite " e "auto-detect fps limite"
      E deve desmarcar a opção "use frame skipping ".

      Excluir
    2. sim esta desta forma mas mesmo eu colocando o fps em 200 esta lento

      Excluir
    3. Qual plugin de vídeo você está usando?

      Excluir
  56. boa tarde . baixei o emulador , configurei mas em alguns jogos o controle não funciona mesmo meus controles sendo originais ?o que fazer ? desde já agradeço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Altere a configurações do controle entre digital e analógico, pois alguns jogos só funcionam em um dos modos citados.
      Você pode pressionar a tecla F5 durante o jogo que ela ativa/desativa a função analógica do controle.

      Excluir
    2. Olá galera. Estou rodando o epsxe 1.9 com controles USB.
      Gostaria de saber se é possivel configurar um botão ou combinação de botões que ao ser(em) pressionado(s) fecham o emulador.

      Excluir
    3. Olá galera. Estou rodando o epsxe 1.9 com controles USB.
      Gostaria de saber se é possivel configurar um botão ou combinação de botões que ao ser(em) pressionado(s) fecham o emulador. Tipo apertar Alt + F4 no teclado.
      Obrigada

      Excluir
    4. Pelo emulador não tem como, mas você pode testar com um programa que chama "joytokey", com ele você pode configura os botões como se fossem teclas do teclado.
      http://joytokey.net/en/download

      Excluir
  57. Cara, meu problema é idêntico ao do Karkaroff. Meu note não tem leitor de CD e configurei tudo de acordo com o passo a passo, porém na hora que abro a ISO/BIN aparece que o EPSXE parou de funcionar. Já testei o mesmo arquivo do jogo em outro PC e funcionou normalmente. Já tentei simular um disco virtual pelo DAEMON TOOLS LITE e o erro permanece. E não tenho o TEAM VIWER instalado. Meu outro PC tem as mesmas configurações desse e a única diferença é o drive de CD. Versão 2.0.5 do EPSXE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários plugins de CD, se você acredita que o problema é esse testa com outro, existe um que se chama "Null Driver" que serve justamente pra quando não tem leitor de CD.

      Excluir
    2. Você tem algum link pra recomendar ou algum passo a passo? Os que encontrei aqui fiquei meio perdido.

      Excluir
    3. Pra adicionar mais plugins ao emulador é só colocar os arquivos na pasta Plugins.

      Logo no começo deste post tem um link pra download do "ePSXe 1.8", dentro do arquivos vai ter a pasta Plugins com vários plugins, os que servem para CD começa com CD(exemplo cdnull.dll).

      Excluir
  58. Não botei fé nesse tutorial enorme, mas FUNCIONOU! Muito obrigado! UP!

    ResponderExcluir
  59. Nao pega o meu não importa oq eu faça aparece:o epsxe parou de funcionar

    ResponderExcluir
  60. Tentou rodar o emulador como administrador?
    Tentou com outros plugins?
    Tentou outra versão do emulador?
    Tentou desativar os efeitos visuais do Windows?
    ...

    ResponderExcluir
  61. Estou com um problema parecido: Duas vezes o memory card deu problema, o arquivo ''epsxe001.mcr'' está na pasta, estava salvando o jogo pelo F1 do emulador (correspondente a pasta ''sstates'' E também pelos saves normais do game, da pasta do memory card. No meio do jogo ficou preto, música tocando e até trocando, no entanto, jogo travado. Pelo F3 volta na tela travada tocando música E quando tentei dar loading no jogo pelo memory card, não consta gravação nenhuma. Agora to tentando DESTRAVAR nessa tela preta pra ver se consigo salvar e criar um save de novo, alguém com algo parecido?

    ResponderExcluir
  62. O Save State não funcionar 100%, apesar de ser bastante útil, quando dá problema você perde o seu progresso no jogo, e não tem jeito mesmo, se você quer evitar frustrações não use o Save State, somente o Memory Card.

    ResponderExcluir
  63. Estou com o erro da tela preta, já tentei de tudo, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todos jogos ou com algum jogo específico?
      Quais plugins você está usando pra audio, vídeo e CD-ROM?
      Você está tentando rodar disco ou ISO?

      Excluir
  64. Estava com vários problemas na execução dos jogos, pois apareciam falhas nas imagens e em alguns jogos não abria a parte de salvar. Mesmo o meu computador não sendo top de linha, usei o plugin de vídeo Pete's OpenGL2 Driver 2.9 e a imagem ficou muito boa. Só precisei mudar a resolução, pois na resolução recomendada, a imagem estava ficando cortada, então mudei para 1200 x 768 e ficou muito legal. Muito legal o tutorial, está de parabéns.

    ResponderExcluir
  65. EStou jogando ff7, porem no modo batalha a tela fica preta justo aonde se aciona ataque magia item nao da pra ver nada tem que atacar no escuro

    alguem me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na parte do jogo que a tela fica preta pressiona a tecla F7, se não funcionar testa com outro plugin de vídeo baseado em software por exemplo o PEOpS Soft GPU.

      Excluir
  66. Estou querendo jogar yu gi oh forbidden memories, mas sempre que dou run iso ele fala ''missing render texture'' e ''no pixel format available''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente alguma configuração no plugin de vídeo que você está usando, testa com outro plugin de vídeo, recomendo o P.E.Op.S. Soft GPU.

      Excluir
  67. Olá! Estou jogando Yu-Gi-Oh FM e gostaria de tirar uma dúvida. Sempre joguei salvando pelo Save State, então uma vez fui salvar tbm no Memory Card, porém, ele deu erro dizendo que foi impossível encontrar o mesmo. O problema é que o memory card está configurado corretamente, tanto que eu consigo salvar se iniciar um novo jogo. É como se em minha gravação o card estivesse bugado por eu estar salvando pelo Save State, você até fala algo assim no post, inclusive. Mas fica assim mesmo sem solução? Não tenho como dar um jeito de conseguir salvar pelo MC tbm? Desde já, agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Save State não é uma função do console, é tipo uma gambiarra que os desenvolvedores do emulador fizeram, e que não funciona 100%.
      Você pode testar pressionar ESC durante o jogo e selecionar o Memory Card nas configurações do emulador, depois vai em Continuar e vê se muda alguma coisa, mas não é garantido, geralmente quando dá problema no Save State já era.

      Excluir
  68. Fala amigo, tentei baixar o Epsxe a ultima versão, e baixei o gran turismo 2, mas o jogo fica na tela preta inicial, ja tentei abrir como iso , no formato .BIN e .CUE ja tentei em converter para ISO tbm ,mas não consigo sair da tela preta inicial, da uma ajuda ai qro muito jogar esse jogo, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O emulador está devidamente configurado e com os plugins necessários?
      Você conseguiu rodar outro jogo no emulador?

      Excluir
  69. Amigo, obrigado pelo tutorial. O meu problema é jogando Yugioh FM. tenho um save sstate avnçado, mas que agora não me permite mais salvar e nem load o jogo. O mc salva normal se eu comecar uma nova história, mas não posso mais dar load na minha avnçada pq diz que não achou load nem pra carregar e nem pra salvar a partir do sstate... acho que corrompeu o arquivo do mc referente ao meu sstate. Tem como resolver de alguma forma? só queria salvar o jogo a partir do meu sstate e n começar uma nova aventura.. Ajuda aí irmão. emial pra responder por favor: solrac.hayd@hotmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o save state apesar de facilitar muito a jogatina, quando corrompe não tem o que fazer, recomendo só usar o memory card, pra evitar problemas.

      Excluir
  70. Amigo, obrigado pelo tutorial. O meu problema é jogando Yugioh FM. tenho um save sstate avnçado, mas que agora não me permite mais salvar e nem load o jogo. O mc salva normal se eu comecar uma nova história, mas não posso mais dar load na minha avnçada pq diz que não achou load nem pra carregar e nem pra salvar a partir do sstate... acho que corrompeu o arquivo do mc referente ao meu sstate. Tem como resolver de alguma forma? só queria salvar o jogo a partir do meu sstate e n começar uma nova aventura.. Ajuda aí irmão. emial pra responder por favor: solrac.hayd@hotmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
  71. Quero jogar no modo super rápido. Que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No plugin de vídeo que você usa procura por FPS Limit, aumentando o valor o jogo roda mais rápido.

      Excluir
  72. olá tenho um problema que é quando eu abro o emulador sempre aparece duas interfaces uma é do emulador normal, á outra é uma interface preta logo atrás do emulador, como resolvo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A janela preta é o emulador de fato, mas ela deveria ficar oculta até você rodar algum jogo.
      Se o jogos não estiverem rodando recomendo remover a pasta do emulador e criar tudo novamente.

      Excluir